Um novo ano começa na China!

19 fev
serpente

Yuyuan Garden, ponto turístico de Xangai, com enfeites e iluminação especiais para as celebrações do Ano Novo Chinês

A comemoração de Ano Novo dos chineses é um pouco diferente da que acontece no Brasil. Pra começar, eles não festejam a virada em 31 de dezembro. A data varia de acordo com o calendário lunar e, geralmente, cai entre o final de janeiro e início de fevereiro. O Festival da Primavera, como é conhecido, é o feriado mais importante da China e dura 15 dias. Em 2013, o novo ano dos chineses começou em 10 de fevereiro.

menina

Crianças e adultos vestem roupas vermelhas, a cor favorita dos chineses

O que destaca o Ano Novo Chinês é o uso em abundância da cor vermelha, e muitos, mas muitos fogos de artifício! Mesmo com os altos índices de poluição do ar, os chineses não medem esforços para estourar fogos durante todos os dias deste período. Já o vermelho é considerado uma cor especial. Supersticiosos, eles acreditam que o vermelho traz paz, segurança, alegria e riqueza, e por isso é usado nas ruas, nas fachadas das lojas, nas portas das casas e na própria vestimenta das pessoas.

pudong

O rio Huangpu divide Xangai nas regiões Puxi e Pudong. Na foto, vista de Pudong

Xangai, com cerca de 20 milhões de habitantes, vira praticamente uma “cidade-fantasma”, já que muitos dos que moram ali são originalmente de outras regiões e, nesta época, voltam para casa para ficar com a família. Quem permanece são os xangaineses e turistas, que vivenciam uma rotina diferente da cidade geralmente barulhenta e agitada.

yuyuan

Muitos enfeites vermelhos por toda a cidade para marcar a virada do ano

Um dos lugares onde a celebração é mais representativa é no Yuyuan Garden, um dos jardins mais famosos da China da época da Dinastia Ming. Localizado na cidade velha, ele se conecta ao Templo Cidade de Deus e abriga um mercado com comidas e produtos típicos chineses. Durante o Festival da Primavera, o lugar fica repleto de enfeites vermelhos e símbolos culturais do país.

Cada novo ano na China é representado por um dos 12 animais do zodíaco chinês. Desta vez, a virada deu lugar à serpente, que está associada à sabedoria e beleza. Ao contrário do que se imagina, os chineses acreditam que o animal traz boa sorte, além de fortuna e inteligência. Por isso, só energias positivas neste ano da serpente!

Texto e fotos: Barbara Chanin

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: